Aposto que você já usou um desses remédios e não imaginava o perigo que tinha nas mãos.
Os descongestionantes nasais (medicamentos a base de nafazolina, fenoxazolina e oximetazolina), atuam na mucosa nasal levando a desobstrução imediata do nariz e uma sensação de bem estar pela melhora da medicação.
Porém seu uso indiscriminado ou na faixa etária errada pode comprometer a saúde de quem usa.
Quando o nariz entope há dilatação dos vasos, dificultando a respiração, e essas medicações têm efeito vasoconstritor, isto é, fazem com que os vasos sanguíneos do nariz desinchem.
O problema é que a mucosa nasal passa a absorver a substância vasoconstritora e isso vai para a corrente sanguínea, o que impacta em riscos cardiovasculares, como taquicardia, elevação da pressão arterial e até mesmo trombose.
Além disso, o uso frequente pode levar a lesões na mucosa nasal até a perfuração do septo, perda do olfato e rinite medicamentosa.
O nariz fica literalmente viciado nas gotinhas, os vasos do nariz passam a depender da medicação para realizarem a vasoconstrição e não desincham espontaneamente.
Na faixa etária pediátrica seu uso é totalmente contraindicado, podendo levar a intoxicação com queda da frequência cardíaca, arritmias e alteração do nível de consciência.
Mas quando ele é indicado? Apenas em casos agudos de gripes e sinusites, por pouco tempo de uso e nunca para crianças.
Você conhecia os riscos deste remédio? Então se você tem na sua casa, não se esqueça de guardar longe das crianças. E se você é “viciado” em algum desses medicamentos procure um médico alergista e descubra como se livrar deste vício
Alergia e Imunologista – CRM 134705