fbpx

Banho Especial para a Dermatite Atópica

Doutora você enlouqueceu? Banho de cloro, isso mesmo?

Parece loucura, mas não é, mas primeiro vamos entender o porque.

A pele do paciente com dermatite atópica apresenta uma desregulação da barreira cutâena, tem post no feed explicando isso.

Um dos efeitos dessa desregulação é a perda do equilíbrio da microbiota normal da pele, com isso algumas bactérias patogênicas, tem seu crescimento aumentado.

Junto com isso a pele do atópico não é íntegra, existem lesões abertas tanto pela própria doença, como pelo fato de coçar.

Esse ambiente é uma porta de entrada para as bactérias pela pele, levando com isso a infecções que pioram ainda mais o aspecto e os sintomas da dermatite.

O banho com Hipoclorito ou Cloro tem função de exterminar estas bactérias da pele e com isso evitar as infecções recorrentes.

Mas não seria mais fácil usar um sabonete bactericida? Esses sabonetes não são indicados pq além de afetarem a flora, eles também pioram a hidratação natural da pele.

Mas que fique bem claro, existe uma diluição correta para esses banhos, que devem ser de preferência na forma de imersão (banheira) e não diariamente.

Nem todo paciente com dermatite atópica tem indicação de realizar este banho. Isso precisa ser avaliado pela médico alergista que acompanha o paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *