fbpx

Dermatite Atópica e os Alimentos

A associação entre dermatite atópica e alérgenos alimentares sempre é motivo de discussão e dúvidas.

Quando a dermatite atópica é de início precoce (primeiros meses de vida) e é considerada moderada a grave, a chance de ter uma associação com alérgenos alimentares pode chegar a 30%, isto é, em cada 10 crianças que apresentam D.A no primeiro ano de vida apenas 3 terão associação com alimento. Essa porcentagem é ainda menor quando as lesões surgem ao longo da vida.

Os principais alérgenos envolvidos são clara de ovo, leite de vaca e trigo

Mas doutora, o exame de sangue do meu filho com dermatite mostrou que ele é alérgico a vários alimentos?
Na verdade o exame não mostrou alergia, mostrou sensibilização. Existe uma grande discordância entre a taxa de positividade encontrada em exames, a história clínica e o resultado obtido com a retirada do alimento suspeito.

Os pacientes com dermatite tem uma desregulação na barreira cutânea que facilita a penetração de alérgenos, inclusive os alimentares, mas isso não é sinônimo que o corpo reagirá “alergicamente” aquele alimento.
Complicado? Na verdade é mais simples do que parece. Simplesmente siga o mantra do alergista: tratamos pessoas e não exames.

A restrição de determinado alimento apenas deve ser realizada quando orientada por um médico especialista. Além da melhora com a exclusão do alimento, deve ocorrer uma piora na reintrodução do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *